segunda-feira, 11 de abril de 2011

PRATIQUE AS PRIMEIRAS OBRAS


"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres". Ap 2:5

O capítulo dois de Apocalipse começa com uma carta da parte de Deus para a igreja de Éfeso. No início parece que o teor da carta será repleto de elogios, Deus reconhece o trabalho, a paciência e o caráter da igreja, mas no versículo quatro lembra que a única coisa que o Senhor tem contra eles é que perderam o primeiro amor.
A igreja de Éfeso é como nossas igrejas nos dias de hoje, que alcançaram tantas coisas, mas estão perdendo a essência.
Neste versículo o Senhor faz um chamado a todas igrejas: que voltem as primeiras obras, para identificar em que ponto se perderam na própria popularidade. Hoje é muito bacana ser cristão, tudo é fácil e está na moda.
Não estou dizendo que a estratégia adotada pela igreja nos dias de hoje está errada, pelo contrário, sempre gostei desses louvores mais agitados, ritmos envolventes e acredito que é função da igreja se modernizar também. O que não podemos, é nos envolver tanto com as técnicas que levaram a igreja a ser mais "aceita" e esquecer daquele que ensinou que somos bem aventurados se não nos aceitarem por amor a Ele.
Na semana passada, visitei uma igreja Batista mais tradicional em Campinas e como cresci em uma igreja dessas mais agitadas, achei que não gostaria nada daquele estilo. Imaginei que tudo naquele lugar seria frio e sem intensidade.
Fui surpreendido por uma presença muito forte de Deus. Ele me falou a respeito da igreja em nossa nação, é tempo da igreja voltar ao princípio para identificar onde errou, ainda que para isso seja necessário voltar aos costumes das primeiras igrejas ou voltar a ser pequena e pouco reconhecida.
É tempo de praticar as primeiras obras e não estou falando de estilo, porque certamente o fato de Deus manifestar-se tão forte naquele lugar não é o fato dela ser tradicional. Pertenço a uma igreja com estilos completamente diferentes e Deus move de forma sobrenatural também.
Não importa se a igreja é pentecostal ou tradicional, grande ou pequena, mas é tempo de examinar-se, identificar se ao longo do caminho não perdemos a essência do primeiro amor e voltar.
Essa palavra não é apenas para a igreja, é para cada um de nós. Lembra de onde caíste, volta e pratique as primeiras obras!

Nenhum comentário: